86 anos do primeiro salto de paraquedas em São Paulo Pioneirismo paulistano

Pessoal 
Pode ter sido o primeiro salto de paraquedas no Brasil……. 
Vale lembrar que a primeira travessia do atlântico por avião foi feita por João Negrão, outro oficial da Força Pública. 
Contar com historiador dedicado e altruísta é um diferencial na Instituição. 
Parabenizo o Cel Arruda, meu especial e querido amigo, pelo entusiasmo e prazer em nos trazer pequenas doses nossa profícua história. 
Donizeti 


86 anos do primeiro salto de paraquedas em São Paulo 
Pioneirismo paulistano


Poucos sabem, mas o primeiro salto de paraquedas realizado em solo paulista aconteceu exatamente a 86 anos atrás, no primeiro dia do mês de novembro de 1925 e o intrépido saltador foi um brasileiro, tenente da Força Pública, hoje Polícia Militar.
O acaso escolheu o jovem Antônio Pereira Lima, então 2º tenente e que nunca havia saltado de paraquedas antes. Tudo aconteceu quando foi organizada uma festividade com o objetivo de arrecadar fundos para a construção do hospital da Cruz Azul. ( e há quem queira o seu fim)
Como esse era um feito inédito, houve uma grande venda de ingressos para assistir ao incrível feito. Ocorre que o salto seria realizado pela paraquedista francesa Janette Caillé, às vésperas do salto, porém, Caillé desistiu de participar por problemas de saúde.
Com os ingressos vendidos, o então Comandante Geral da Força Pública, Coronel Pedro Dias Campos, determinou que um “voluntário” realizasse o salto e foi assim que Pereira Lima entrou para a história realizando o feito sem nunca ter visto um paraquedas na vida.
“O salto foi muito importante, pois foi o primeiro salto em São Paulo e possivelmente o primeiro do País”, conta o Coronel PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda, Comandante do Policiamento Metropolitano e historiador.
comentário do Ex-Cmt da PM de SP:
NO MEU COMANDO AINDA CONHECI, SE NÃO ESTOU ERRADO O FILHO DO CEL QUE FEZ O PRIMEIRO Vôo.
QUE ORGULHO.
GTMELO

Comente esta matéria

Comente esta matéria

Deixe seu comentário