Bombeiros de Alagoas ressaltam crescimento nos últimos anos através da Taxa

119 conjuntos individuais completos de combate a incêndio foram comprados em 2011
Por Assessoria de Comunicação
A cada ano a arrecadação da Taxa de Bombeiros vem crescendo, registrando uma diminuição no índice de inadimplência que desde 2008, quando a arrecadação aumentou consideravelmente, oscila entre 60% e 65%.  No último ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) adquiriu R$ 1 milhão e 294 mil, um recorde de arrecadação que refletiu na aquisição de novas viaturas e equipamentos operacionais para todos os grupamentos de Alagoas.
Em 2011, foram comprados, apenas de equipamentos operacionais, 50 capacetes de salvamento, 200 óculos de proteção, 150 protetores auriculares, 300 máscaras para poeira, 850 pares de luvas, entre diversos outros materiais de proteção individual utilizados pelos bombeiros durante as operações, garantindo um serviço eficiente e seguro para o militar.
Com recursos da Taxa de Bombeiros e do Fundo Estadual de Segurança Pública, foi possível comprar 03 Auto Bombas Tanque (ABT), caminhão de combate a incêndio totalizando uma capacidade de 15 mil litros; três pick ups F-250, destinada ao salvamento com valor de R$ 150 mil, 02 viaturas pick-up Ranger. Só em Maceió, são oito caminhões – aumentando de 14 mil litros, em janeiro de 2011, para 81 mil litros de capacidade de armazenamento de água para combater incêndios em janeiro de 2012.
Segundo o Coronel BM Luiz Antônio Honorato da Silva, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, estão em fase de aquisição equipamentos individuais de proteção para todos os militares que trabalham na área de combate a incêndio da Corporação. “Já foram licitados 119 conjuntos completos para combate a incêndio, compostos por capacete, calça e capa de aproximação, botas, luvas e balaclava, além de seis motocicletas que já foram adquiridas para serem utilizadas juntamente com os equipamentos de tecnologia avançada de incêndio, as quais também serão destinadas para Unidades da capital e do interior e deverão ser entregues na próxima semana”, explicou o Comandante, frisando que os equipamentos foram adquiridos com recursos do Governo Estadual, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e do convênio com a Infraero.
Além disso, uma viatura de combate a incêndio com capacidade de cinco mil litros já foi licitada e deverá ser entregue em aproximadamente 30 dias, para ser empregada no serviço operacional do Grupamento de Maragogi.
Já em relação ao concurso público para a Corporação, foi realizada, na última sexta-feira, 27, uma reunião com o Secretario de Defesa Social, Coronel PM Dário César, em que ficou acordado que será realizado o concurso ainda este ano. A quantidade de vagas está sendo estudada juntamente com a Secretaria Estadual de Gestão Pública.
Para o período carnavalesco já está pronta a Operação Carnaval, a qual envolverá cerca de 210 militares, 19 viaturas, além de embarcações que serão empregados em Maceió e na Região Metropolitana que se estende da Barra de São Miguel a Barra de Santo Antônio. Segundo o Tenente Coronel Paulo Marques, Chefe da Assessoria de Comunicação, “a Operação Carnaval já está montada e temos certeza de que será um sucesso como nos anos anteriores, em que sempre que a sociedade necessitou dos serviços da Corporação, foi atendida com rapidez e eficiência”, enfatizando a importância da conscientização dos foliões durante as festas, evitando combinar o uso de álcool com a direção, além dos cuidados em praias e balneários, prestando atenção especial às crianças e aos locais perigosos para banho.
Segundo o Capitão Francisco Leopardi, Comandante do Subgrupamento de Salvamento Aquático (SGSA), localizado na Praia do Francês, além das guarnições diárias de Guarda-Vidas nos postos da Praia do Francês, em Marechal Deodoro, e nas praias de Jatiúca e Sereia, em Maceió, durante o carnaval o efetivo será aumentado garantindo maior segurança aos banhistas. Além destes, existem os postos de apoio nas praias do Gunga, Barra Nova e Pontal. “Cerca de 20 homens estão diariamente nos postos de Guarda-Vidas, e o GSA possui três mergulhadores e mais seis homens de apoio nos grupamentos de Maceió e do Francês”, relatou o Capitão.
Garantidos pela contribuição de cada alagoano que entende a importância do serviço prestado pela Corporação e valoriza seus bombeiros, as novas aquisições dão ao CBMAL o suporte necessário para atender a quem precisa de socorro em todos os tipos de ambiente, seja no fogo, na terra, nas alturas, no mar. São inúmeros os benefícios para quem paga e para quem recebe, e o investimento retorna à população em forma de serviço de qualidade.
É direito e dever da população fiscalizar todos os órgãos da Administração Pública, os quais existem com a função de atender as necessidades dos cidadãos. Assim, o Corpo de Bombeiros está sempre de portas abertas para receber as pessoas que desejem saber mais sobre a Corporação e os equipamentos adquiridos nos últimos anos. Além disso, todas as compras realizadas pela Corporação podem ser visualizadas no portal da Transparência do Governo do Estado.

Comente esta matéria

Comente esta matéria

Deixe seu comentário