Relator apresentará parecer no Conselho de Ética sobre processo contra Delegado Éder Mauro

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar se reúne na quarta-feira (23) para apresentação, discussão e votação do parecer do deputado Ronaldo Martins (PRB-CE), relator do processo por quebra de decoro contra o deputado Delegado Éder Mauro (PSD-PA).

O processo instaurado é baseado em uma representação da Mesa Diretora fundamentada em processo da Corregedoria da Câmara dos Deputados, que trata da divulgação de vídeo na página do Facebook de Éder Mauro. O vídeo foi editado com parte de pronunciamento do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) durante reunião da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que apurou, em 2015, a violência contra jovens negros e pobres no Brasil. Na ocasião, Wyllys reclamou da adulteração do vídeo.
Em depoimento no Conselho de Ética no último dia 9 de agosto, Delegado Éder Mauro negou que tenha sido o autor do vídeo alterado, em que Jean Wyllys aparece dizendo que negros e pobres são potencialmente mais perigosos do que pessoas brancas de classe média.
Mauro admitiu que autorizou a publicação do vídeo em sua página no Facebook mesmo sem conferir a veracidade do material. “O principal aqui é que esse vídeo não foi produzido por nós; chegou a nós pelas redes sociais e nós publicamos em nossa página sem saber que houve alteração no começo do vídeo”, disse Mauro, ao apresentar sua defesa.
A reunião do Conselho de Ética está marcada para as 14h30, em plenário a definir.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Da Redação

Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias‘ 

Comente esta matéria

Comente esta matéria

Deixe seu comentário